Chorozinho - Ceará, 08 de Abril de 2024 - A gestão de redes sociais é a mais nova profissão do momento. Mas, você sabe exatamente o que faz um social media e por que ele tem sido tão requisitado nos últimos anos?
Bom, se você tem interesse em saber mais sobre esta profissão, você está no lugar certo. Isso mesmo! Nós aqui do I5 Digital, preparamos essa matéria exatamente para te deixar a par sobre este assunto. Confira!
Afinal, o que faz um social media?
As redes sociais são muito utilizadas hoje em dia, sendo grandes aliadas na estratégia de marketing de qualquer negócio, seja digital ou não. Visto que, por meio delas é possível promover produtos e serviços.
Além disso, as redes sociais são um excelente meio de comunicação com os potenciais clientes. Neste contexto, entra o profissional das redes sociais, ou seja, aquele que administra uma estratégia consistente dentro destas.
![]() |
O que faz um Social Media - Foto: Canva |
Logo, este profissional pode ser chamado de Social media ou Analista de redes sociais. Uma das exigências do mercado acerca deste profissional é que ele seja antenado e multidisciplinar. Já que, as redes sociais sofrem atualizações constantemente.
Assim sendo, para se destacar nesta profissão é importante que o social media esteja sempre buscando capacitação e trocando ideias com outros profissionais da área. Desta forma ele poderá oferecer as melhores práticas para seus clientes. Mas, o que faz um social media?
Serviços que este profissional presta
Como já mencionado anteriormente, a profissão de social media passa por bastante atualizações. Afinal, as redes sociais estão sempre mudando. Logo, para quem deseja ingressar nesta profissão deve estar ciente de que será necessário sempre se reinventar.
Atualmente o profissional das redes sociais é o responsável por explorar todos os recursos disponíveis em cada rede social onde deseja aplicar a estratégia de marketing. Isso mesmo, vejamos aa principais funções do social media:
- Planejamento de conteúdo (calendário editorial);
- Criação de conteúdo;
- Agendar as postagens;
- Elaboração das artes;
- Monitorar o que está em alta;
- Interagir com o público;
- Analisar os resultados.
De acordo com a equipe do Mlabs (plataforma de gerenciamento de redes sociais), em matéria escrita por Jonatan Rodrigues, 13 de junho de 2022, em Resultados digitais - Esses sete pontos são as principais tarefas executadas por um analista de redes sociais.
![]() |
O que faz um Social Media - Foto: Canva |
Quanto ganha
Agora a pergunta que não quer calar é: Quanto ganha este profissional? Bom, de acordo com o site Glassdoor, a média salarial deste profissional aqui no Brasil é de 2060,00. Logo, este valor pode alterar para mais ou menos, dependendo da experiência do profissional.
Contudo, muitos profissionais dessa área preferem adotar a modalidade freelancer e ter uma carteira cheia de clientes que podem pagar por projeto, hora, pacote. Dessa maneira, seus ganhos irão depender do valor que você precifica o serviço e da quantidade de clientes que consegue atender.
O que precisa estudar para esta profissão
Agora que você já entendeu o que faz um social media. Vamos entender as principais habilidades que você precisa desenvolver para se dar bem nesta profissão. Visto que, para ingressar nesta área é importante que você estude bastante.
Assim, você precisa entender de marketing direcionado para redes sociais. A saber, cada plataforma tem sua forma de funcionamento diferenciada e você como social media precisa conhecer as melhores estratégias para cada rede.
Outro ponto importante é ter uma presença nas redes sociais bem estruturada. Como assim? Bem, hoje em dia os recrutadores e potenciais clientes procuram informações além das do portfólio.
Logo, ao jogar seu nome no Google o ideal é que eles encontrem um perfil bem elaborado e que ressalte pontos positivos sobre você e seu trabalho. E não esqueça de fazer networking, isso irá te ajudar muito a conseguir oportunidades.
Tem que ter graduação?
Por ser uma profissão não ter regulamentação específica, para exercer essa profissão não precisa necessariamente ter uma graduação específica. Contudo, a maioria das empresas consideram um diferencial ter uma graduação ou especialização na área da comunicação.
Mas, com um bom portfólio e redes sociais bem elaboradas, que comprovem suas habilidades na área, é possível conseguir Jobs como freelancer tanto em plataformas, como em comércios locais. Vale super apena realizar alguns cursos e certificações para mostrar no currículo.
Para escolher um treinamento na área do marketing digital é primordial, entender bem o que se deseja alcançar no momento e o que se espera do curso. Além disso, deve-se considerar a experiência do produtor e as avaliações, afirma Isael Oliveira (empreendedor digital).
O que faz um social media iniciante?
Bem, se você se identificou com área e quer começar, mas não sabe por onde, já que é iniciante, sugiro começar fazendo um portfólio com projetos pessoais ou para amigos. Além disso, faça o cadastro em plataformas de serviços freelancer.
![]() |
O que faz um Social Media - Foto: Canva |
Estas, juntamente com grupos do Facebook, são uma das melhores formas de prospectar clientes, principalmente quando se está iniciando. Comece, oferecendo serviços como criação de legendas e criação de arte e vá evoluindo na área.
Bom, depois desta matéria acredito que você já entendeu o que faz um social media, não é mesmo? Me conta aqui embaixo nos comentários se você vai investir nessa profissão. Ah, não esqueça de conferir as outras matérias aqui do I5 DIGITAL!