Você sabe o que é Marketing de Geolocalização? Apesar de muitas pessoas desconhecerem este termo no mundo dos negócios digitais, o marketing de geolocalização é uma estratégia eficaz na criação de campanhas segmentadas.
Isso porque, tal estratégia utiliza recursos tecnológicos de geolocalização que indicam de maneira exata a localização do computador ou dispositivos móveis do usuário. Para entender melhor como essa estratégia pode incrementar suas vendas, confira agora esta matéria que preparei para você!
O que é o marketing de geolocalização?
Marketing de geolocalização é uma estratégia utilizada no marketing, que usa a localização geográfica dos usuários como base para direcionar anúncios, ofertas e mensagens personalizadas.
A aplicação de tal estratégia só é possível por causa do uso de tecnologias como Wi-fi, GPS, Bluetooth e dados de localização de dispositivos móveis. Logo, as empresas utilizam-se das informações relacionadas à localização do consumidor para lhes mandar anúncios, cupons, ofertas exclusivas, etc, sempre que este está próximo a loja.
Assim, o marketing de geolocalização funciona como uma isca para atrair o consumidor para dentro da loja, afinal, ele já encontra-se nas proximidades.
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Marketing de geolocalização - Foto: Canva |
Como ganhar dinheiro com a geolocalização?
A geolocalização, quando utilizada da maneira correta, é uma excelente maneira de aumentar o faturamento do negócio. Isso mesmo! A saber, existem algumas maneiras de ganhar dinheiro com a geolocalização.
Uma delas é por meio da publicidade georreferenciada. Neste caso, é necessário criar um aplicativo e por meio dele distribuir anúncios relevantes aos usuários de acordo com sua localização. As empresas costumam pagar muito bem para divulgar sua marca em determinada localização.
Outra maneira, que até já foi comentada aqui, é os cupons e ofertas georreferenciadas, onde por meio de uma mensagem você atrai o cliente, que já está próximo, a dar aquela passadinha na sua loja.
Vale lembrar que é importante cuidar da presença on-line do seu negócio, okay? Mas, como assim? Calma! Vou te explicar! Para usufruir dos benefícios da localização para impulsionar suas vendas é importante mantê-la atualizada na rede.
Para isso, você deve manter os dados do seu negócio como número de contato, e-mail, localização, etc, sempre atualizado nas redes sociais e demais plataformas. Junto a isso, criar um perfil para sua empresa no Google Meu Negócio.
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Marketing de geolocalização: o que é e como fazer! - Foto: Canva |
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Como fazer o marketing de geolocalização?
O marketing de geolocalização pode ser feito de diferentes maneiras, as mais conhecidas são:
- Geofencing;
- Location-based analytics;
- Geotargeting;
- Beacon marketing.
Geofencing
Nesta modalidade cria-se uma cerca virtual em volta de determinada área geográfica, por exemplo, em torno de um supermercado. Sempre que o usuário entra nesta área, passa a ser impactado por anúncios deste estabelecimento.
Location-based analytics
Aqui, entra em cena a melhora da experiência do consumidor. Já que, por meio dos dados coletados neste tipo de marketing de geolocalização é possível entender melhor o comportamento do consumidor e criar estratégias de marketing mais eficazes.
Geotargeting
Este é provavelmente o marketing de geolocalização mais conhecido. Nesta estratégia usa-se a localização do usuário como base para lhe direcionar mensagens e anúncios de marketing que sejam relevantes.
Beacon marketing
Esta é uma tecnologia que usa Beacon, para se comunicar com os usuários por meio de mensagens, quando estes estão próximos de um beacon específico.
Benefícios desta estratégia
Como você já pode perceber até aqui, o marketing de geolocalização é realmente um recurso que oferece várias vantagens para o seu negócio, não é mesmo? Mas, para deixar mais claro, vou te apresentar os principais benefícios desta estratégia.
O primeiro deles é o fato de que a melhoria da segmentação, pois por meio da localização é muito mais fácil segmentar o público que você deseja alcançar. Temos também o aumento da relevância da mensagem, já que o consumidor encontra-se próximo ao estabelecimento, o que aumenta as chances de conversão.
O aumento do ROI, também é um dos benefícios, pois as mensagens são direcionadas à pessoas propensas a efetuar compras. Soma-se a tudo isso a melhor experiência do usuário e melhor engajamento, pois o marketing de geolocalização apropria-se da experiência personalizada para atrair clientes.
Enfim, se você deseja impulsionar seu negócio local por meio da tecnologia, o marketing de geolocalização é sim uma excelente maneira de atrair consumidores. Para conferir mais dicas e ideias de como impulsionar seu negócio, continue nos acompanhando aqui no blog.