Mãe empreendedora: 15 opções de como uma mãe pode trabalhar em casa!

Iara Costa
0

 Ei! Você é uma mãe empreendedora  que deseja trabalhar de casa na companhia dos filhos? Então, este post é para você. Ser uma mãe que empreende é saber conciliar a maternidade com a criação e administração do seu próprio negócio. 


Afinal, além de cuidarmos do nosso filho, também precisamos ganhar um dinheirinho para comprar nossas coisas, não é verdade? Por essa razão, hoje selecionei 15 ideias de negócios que você pode começar na comodidade do seu lar e na companhia dos seus pequenos. 

15 ideias de negócios para mãe empreendedora


Uma mãe empreendedora precisa encontrar maneiras de gerenciar seu tempo de forma eficiente, estabelecer limites claros entre trabalho e família, e buscar apoio e recursos para ajudá-la na jornada empreendedora.



Isso pode envolver a busca por serviços diversos e que possam ser feitos no próprio lar, como essas 15 ideias de negócios para mãe empreendedora:

  1. Revenda de cosméticos;
  2. Professora particular;
  3. Doceira;
  4. Artesã;
  5. Blogueira;
  6. Assistente virtual;
  7. Tradutora;
  8.  Redatora;
  9. Costureira;
  10. Cuidador de criança;
  11. Manicure;
  12. Social media;
  13. Edição de vídeos;
  14. Design gráfico;
  15. Venda de marmitas.

Mãe empreendedora: 15 opções de como uma mãe pode trabalhar em casa! - FOTO: Canva
Mãe empreendedora - Foto: Canva

Revenda de cosméticos

A primeira ideia de negócio para mãe empreendedora é a revenda de cosméticos.  Essa é com certeza uma das maneiras mais tradicionais que as mulheres donas de casa usavam para ganhar um dinheirinho extra no final do mês.


Logo, você pode tornar-se revendedora de marcas como Avon, Natura, O Boticário, etc e vender os produtos por meio da divulgação porta a porta e online. Lembre-se de buscar produtos que tenham qualidade e que o custo não seja tão alto.



Professora particular

Dar aulas particulares nunca foi tão fácil como é hoje, afinal, a Internet está aí para facilitar nossa vida. Por tanto, mamãe empreendedora, se você é especialista em alguma área,  ofereça seus conhecimentos por meio de aulas particulares. 


Você pode ensinar a tocar um instrumento,  costurar, cantar, dançar, etc. Um tipo de aula particular bastante procurado pelos pais são os famosos reforços escolares, seja para dar aquele UP no aprendizado do filho, ou apenas para auxiliar nas resoluções das tarefas escolares.

Doceira

Gosta de fazer doces e chocolates? Então,  torne-se uma mãe empreendedora nesse segmento. Afinal, ele praticamente não enfrenta crises, já que sempre tem alguém realizando festa de aniversário,  comemorando páscoa, dia dos namorados ou que, simplesmente, não resiste aos encantos de um docinho.


Você pode se especializar em um produto específico, como por exemplo, bolos, e fornecer a supermercados, restaurantes e hotéis. Ou usar ainda mais a criatividade e mesclar os doces com artigos de lembrancinhas.

Artesã

O Brasil é um país de gente artéria e que aprecia o artesanato. Logo, vender peças feitas a mão é, sem dúvida, uma ótima fonte de renda, afinal, itens personalizados e exclusivos nunca estiveram tão em alta como nos dias atuais.  Algumas opções de artesanato bastante rentável são:



  • Cosméticos artesanais;
  • Crochê e tricô;
  • Acessórios;
  • Velas terapêuticas;
  • Macramê;
  • Artesanato de reciclagem;
  • Peças em feltro;
  • Biscuit. 

Blogueira

Se você manda muito bem em determinado assunto, trabalhar blogando é uma forma de monetizar seu conhecimento falando sobre o que você ama. Isso mesmo! Fale sobre maternidade, família, dicas do lar, empreendedorismo, etc.


Você pode trabalhar tanto com blogs ou com as redes sociais. Todavia, é importante deixar claro que a vida de blogueiro a princípio não é fácil, já que é necessário dedicar-se bastante para manter o blog atualizado e com conteúdo de qualidade, para que assim possa ganhar destaque na rede.

Assistente virtual

Outra profissão que é bastante requisitada por pequenos empresários e autônomos é a de assistente virtual. A saber, este profissional é responsável por organizar uma série de coisas: agendar reuniões; prospectar clientes, montar planilhas, atender a clientes, etc.


Para realizar o serviço você precisa dominar os conhecimentos básicos relacionados a manuseio de ferramentas como Word e Excel,  atendimento ao cliente, etc. Além disso, é importante ter um bom computador, celular, fones de ouvidos e um microfone portátil. 

Tradutora

Se você manda muito bem em outro idioma, uma excelente maneira de empreender como mãe é vendendo serviços de tradução. A saber, é possível trabalhar como Tradutora oral ou reescrevendo documentos, livros, etc.


Este é um serviço que pode ser feito de maneira totalmente remota, basta ter um computador, Internet e saber organizar seus horários. Você pode encontrar trabalhos de tradução em plataformas de vagas freelancer e os valores podem ser cobrados por peças ou por palavra traduzida.




Redatora

A redação online é uma profissão que vem sendo bastante requisitada, afinal, o redator online é o responsável por abastecer de conteúdos blogs e sites. Portanto,  se você é boa de português e gosta de escrever e ler, que tal ganhar dinheiro com esse hobby?


Contudo, para trabalhar na redação online é importante que além de ler e escrever, você entenda o básico sobre marketing de conteúdo. Mas, calma! Porque tais conceitos não são um bicho de sete cabeças. 

Mãe empreendedora: 15 opções de como uma mãe pode trabalhar em casa! - FOTO: Canva
Mãe empreendedora - Foto: Canva


Aqui mesmo no blog, tenho uma matéria que indico 5 cursos totalmente gratuitos que vão te ajudar nessa empreitada. Para encontrar vagas, o ideal é que você crie um portfólio com alguns artigos de nichos que deseja escrever sobre, e os apresente a pessoas que estão à procura de redatores. 



Costureira

A costura é uma excelente opção de trabalho que pode ser realizada em casa e que gera uma boa grana, podendo até ser uma das fontes de renda principais da família. Assim sendo, você pode trabalhar em casa com consertos de roupas, customização, costura criativa ou preparando peças sob medida.


Existem algumas pequenas empresas que terceirizam a produção de algumas partes das peças para costureiros domésticos. Logo, você pode pegar peças dessas confecções para prepará-las em casa.


Cuidador de criança

Na sociedade atual em que vivemos, onde pai e mãe trabalham fora, é comum muitos pais não terem como ficar o dia inteiro cuidando do filho. Por essa razão, contratam alguém de confiança para cuidar do pequeno.


Nessas situações, você pode juntar o útil ao agradável e se oferecer para cuidar da criança, já que passa o dia em casa cuidando do seu bebê.  Assim, os pais da criança lhe pagaram uma remuneração pelos seus cuidados. Uma dica! Você pode oferecer um reforço escolar no pacote, vai que cola!

Manicure

O setor da beleza é bastante movimentado pela mulherada, logo, você pode atuar como manicure e pedicure e ganhar um bom dinheiro com isso. Basta comprar o material necessário para fazer as unhas das futuras clientes e reservar o lugarzinho na sua casa para prestar o serviço. 


A princípio, comece oferecer-se para fazer as unhas das suas amigas e dos parentes. Lembre-se de fotografar todas as produções que realizar nas unhas de suas clientes e depois divulgue as fotos nas suas redes sociais. Assim, as pessoas ficarão sabendo que você está atuando como Manicure. 



Social media

Hoje é super comum as empresas ou autônomos contratarem pessoas para administrar suas redes sociais. Afinal, estas tornaram parte fundamental da estratégia de marketing de um negócio e não podem ficar desatualizadas. 


Então,  já que nem todo mundo tem tempo para administrar as próprias redes sociais,  você pode se posicionar como a solução para estes empresários. Ofereça-se como gestora de redes sociais, onde você ficará encarregada de criar artes, legendas, interagir com os seguidores via direct, responder comentários, etc.



Curso gestora de tráfego
Saiba mais clicando aqui!

Edição de vídeos / Videomaker

Com o auge de plataformas como YouTube, Kwai e Tiktok,  a edição de vídeo profissional tornou-se um serviço bastante requisitado. Logo, se você é daquelas mãe audiovisual, trabalhe editando vídeos de terceiros.


Ou se preferir você pode atuar como videomaker. Para quem não sabe, esse profissional atua produzindo roteiros, selecionando imagens e realizando a edição do vídeo. 

Design gráfico

Outra opção para a mãe empreendedora é o Design gráfico, que por sinal está super em alta. Portanto, se você é criativo e gosta de artes visuais, trabalhar com design gráfico pode te abrir um leque de possibilidades para ganhar dinheiro em casa. Algumas das opções:

  • Edição de fotos;
  • Material gráfico;
  • Panfletos;
  • Cardápio;
  • Logotipo;
  • Cartões;
  • Criação de sites.

Venda de marmitas 

Vender marmita, também é uma ideia super viável para as mães que não querem, ou não podem trabalhar fora. Afinal, muita gente em suas rotinas corridas acabam fazendo as refeições principais fora de casa.


Mãe empreendedora: 15 opções de como uma mãe pode trabalhar em casa! - FOTO: Canva
Mãe empreendedora - Foto: Canva

Se você domina o fogão, crie pratos como, almoço tradicional,  comidas típicas, churrasco, etc. E vendia-os na sua cidade, lembrando que o setor alimentício sempre está em alta. Portanto, capriche que você tem grandes chances de se dar bem.


Então, mãe empreendedora, qual destas opções de trabalho em casa você vai investir? Se gostou da matéria compartilhe com suas amigas. Para mais conteúdos como estes continue nos acompanhando aqui.





Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)
WhatsApp